Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dificuldades



Na disciplina de representação plana, os estudantes normalmente ficam perdidos por não conseguirem padronizar os moldes reduzidos do desenho técnico.


Para ser um bom estilista é preciso ter muita criatividade e empenho, porque sem isso os estilistas não conseguem criar novas colecções todos os anos para as estações do ano.


A maior parte dos estílistas formados na sua area não conseguem encontrar trabalho e isso é uma grande dificuldade.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O que é preciso estudar?


É aconselhável fazer um curso de corte e costura e um de desenho depois de teres conclúido o 12ªano. É importante também começar a estudar a história da moda, das marcas e de alguns estilistas principalmente na internet onde há um grande conteúdo.

Para ser um bom estilista nao é necessário costurar bem e ás vezes nem desenhar bem. O importante é ter boa imaginação e criatividade.

O que é um(a) estilista?


É aquele que dita a moda e cria colecções de roupas e acessórios, exercendo o forte influência sobre a maneira como as pessoas se vestem.

Ser estilista, nao é apenas ser desenhista de moda e sim criar um vestuário adequado a cada tipo de pessoa, conhecido como público alvo.

Além da criatividade, esse profissional precisa de ter uma visão global do mundo, com conhecimentos de socialogia, modelagem, desenho e historia do vestuário.




Historia do Estilismo


Em 1958, foi a descoberta de çatal huyuk, feita pelos arqueólogos James Mellaart, Alan Hall e David French na Turquia, revolucionou todo o conhecimento de história da moda e civilização.

A história da moda na antiguidade começava com os sumérios e egípcios. Até então pensava-se que comunidades com mais de 4.000 anos eram nómadas, caçadores vestidos de peles, com a única intenção de sobrevivencia, sem a menor preocupação com a moda ou a arte.

Çatal Huyuk mudou a visão na moda na comunidade académica, abriu lugar para interrogações mais audaciosas e surpreendentes.